Micoses são infecções causadas por fungos em seres humanos que pode ultrapassar a camada da pele, podendo afetar todo o corpo. Essas infecções são mais comuns em regiões tropicais,que possuem condições ideais para o desenvolvimento dos fungos, ou seja, calor e umidade. Dificilmente uma infecção fúngica é capaz de causar risco à vida, geralmente isso ocorre somente em pacientes que já possuem alguma deficiência o sistema imunológico (como os soropositivos, por exemplo). As micoses se caracterizam pelo surgimento de manchas que geralmente causam coceiras, tem a borda da lesão mais evidente e muitas vezes crostosas. São mais frequentes em áreas do corpo que dobram, ou seja, entre os dedos, axilas e virilhas. A seguir explicaremos e mostraremos os tipos de micoses:
Micoses superficiais/ dermatomicoses
São as infecções causadas por fungos que atingem a camada mais superficial da pele ou até mesmo a haste livre dos pelos (a parte do pelo que está para fora do corpo). Exemplos dessas micoses são: ptiríase versicolos, piedras (branca e negra) e tinea nigra.
-Ptiríase versicolos: é causada pelo crescimento excessivo de leveduras na pele, afeta geralmente adolescentes e adultos jovens, mas não é contagiosa. As manchas estão geralmente localizadas no tronco ou nos ombros. Pode ser tratada com a utilização de cremes dermatológicos.
-Tinea pedis/ pé de atleta/ frieira: é causada pelo fungo Trichophyton mentagrophytes ou Trichophyton rubrum e ocorre geralmente no meio dos dedos do pé. É a infecção fúngica mais comum no mundo. Os fungos se espalham entre os dedos, causando coceira, bolhas, descamação e rachaduras na pele.
Micoses cutâneas
São causadas por fungos que invadem toda espessura da capa córnea da pele, a parte interna dos pelos ou a lâmina ungueal (que chamamos de unha, composta de queratina). Na pele e pelos, essas micoses geram manchas inflamatórias, já nas unhas, destroem a lâmina ungueal. O contágio é feito através do contato. Exemplos: dermatófitos e as Candidas.
Exemplo:
Onicomicose: Infecção unguedal causada por dermatófitos, leveduras ou fungos filamentosos. Causa alterações nas aparências das unhas, sendo geralmente somente um problema estético.
Micoses subcutâneas
São causadas por fungos que se implantam abaixo da pele. Eles penetram na pele através de um ferimento, que os conduz até o tecido subcutâneo. As principais são: Cromoblastomicose, Esporotricose, Micetomas, Zigomicose e Feoifomicose.
Micetomas
-agentes etimológicos: Acremonium, Fusarium, Madurella, Exophiala e Scedosporium .
-causa o aumento de volume da região ou órgão afetado
Micoses sistêmicas
São causadas por fungo que acometem tecidos e órgãos. Se caracterizam por serem adquiridas por inalação, sendo assim, a lesão primária pulmonar, podendo o fungo se disseminar pelo corpo através do sangue. Essas micoses são divididas em: coccidioidomicose, blastomicose, histoplasmose e paracoccidioidomicose.
Exemplo: blastomicose extrapulmonar.
Micoses oportunistas
São causadas por um fungos que, como o próprio nome já diz, são geralmente inofensivas no seu habitar, mas acometem indivíduos imunocomprometidos. Eles possuem entrada variada no corpo. Podem ser: criprococose, aspergilose ou candidíase oportunista. Exemplo: aspergilose pulmonar- doença causada pelo fungo Aspergillus fumigatus;
Referências:
Comments