top of page

Cordados

Do latim chorda, corda- devido a presença da notocorda.

Imagem retirada de: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3500796/mod_resource/content/1/Os%20Cordados_Material%20Extra.pdf
Imagem retirada de: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3500796/mod_resource/content/1/Os%20Cordados_Material%20Extra.pdf

Indicação de vídeo:

COMO SURGIU A NOTOCORDA?

Notocorda é um “bastão” flexível que serve como eixo de sustentação inicial para qualquer ser vivo de filo, podendo desaparecer durante o desenvolvimento, continuar ou até mesmo se transformar em outra estrutura.

Resumo de embriologia para relembrar a formação da notocorda e do tubo nervoso oco dorsal:

Resumo de embriologia retirado da Internet
Resumo de embriologia retirado da Internet

CLADOGRAMA

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

-está dividido em três grandes grupos: os Urochordata (urocordados), Cephalochordata (cefalocordados) e Craniata (craniados). Os dois primeiros, urocordados e cefalocordados, pertencem a um grupo maior, os Protochordata (protocordados);

-Triblásticos: possuem os três folhetos embrionários: ectoderma, endoderma e mesoderma;

-Celomados: possuem o celoma, uma cavidade revestida pela mesoderme;

-Deuterostômios: formam primeiro o ânus e depois a boca, ou seja, o blastóporo forma o ânus;

-Metamerizados: possuem o corpo dividido em metâmeros, ou seja, em segmentos;

-Sistema digestório completo: possuem boca e ânus;

-Enterocelomados: o celoma tem origem nas bolsas do intestino embrionário;

-possuem simetria bilateral;

-possuem endoesqueleto;

-o que os caracteriza: presença de notocorda, tubo nervoso oco dorsal, fendas faringianas ou branquiais e cauda pós-anal em alguma fase da vida dos cordados;

-são metamerizados;

-possuem sistema digestório completo;

-possui três subfilos:






-Os cordados são bastante lembrados pela forma fusiforme (forma alongada e com as extremidades mais estreitas que o centro), já que é uma das mais presentes em todo o filo e o ancestral comum considerada pela maioria dos biólogos tem essa forma (ou seja, o Pikaia gracilens do período Cambriano, já extinto);

OBS.: a forma fusiforme é uma forma hidrodinâmica, ou seja, facilita o movimento na água;

CARACTERÍSTICAS QUE DEFINEM UM CORDADO:


NOTOCORDA:É um bastão flexível que se formou no dorso do embrião dos cordados, é ventral ao tubo nervoso e dorsal ao tubo digestório. É também chamado de cordão dorsal. Nos cordados invertebrados ele pode desaparecer ou ser a única forma de sustentação do animal, ajudando na locomoção. Já nos cordados vertebrados, ela sofre um processo e gera os discos intervertebrais. Uma das funções da notocorda é proteger o tubo nervoso oco dorsal dos animais. Surge a partir da mesoderme da parede dorsal do tubo digestivo embrionário. As células que formam a notocorda possuem uma bainha de tecido conjuntivo que conecta o cérebro com a musculatura e outros órgãos. A notocorda tem função de definir o eixo primitivo e conferir rigidez ao embrião (tanto que em alguns animais ela é a única forma de sustentação), além de induzir a neurulação (formação do tubo neural).

OBS.: a partir da formação da notocorda, pode-se dividir o mesoderma em três tipos: mesoderma paraxial, intermediário e lateral;

TUBO NERVOSO OCO DORSAL: Esse é o tubo que originará o sistema nervoso dos animais. É formado a partir de uma dobra na ectoderme do embrião, a invaginação, e é sustentado pela notocorda. Esse tubo dará origem ao sistema nervoso periférico e central.

FENDAS FARINGIANAS OU BRANQUIAIS: as fendas faringianas geram o desenvolvimento das brânquias em animais aquáticos e desaparecem nos animais terrestres. Elas servem para, principalmente o animal filtrador, ingerir o alimento. Localizam-se na parte anterior do tubo digestivo ou da faringe. Nos cordados mais ancestrais, ela promove as trocas gasosas, já nos mais derivados, parte das fendas ainda persiste ou dão origem a outras estruturas.

CAUDA PÓS-ANAL: é uma cauda localizada após o ânus e é uma estrutura evolutiva adaptada para locomoção principalmente em água. Em alguns animais, como nós, essa cauda desapareceu.

Continuação desse post: PROTOCORDADOS E CRANIADOS (clicando em PROTOCORDADOS OU CRANIADOS abrirá a página nesse blog com o respectivo conteúdo)

EXERCÍCIOS:


1. Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente. Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne:

a) Do peito é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

b) Do peito é rica em fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

c) Da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

d) Da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

e) Do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.


2. Complete com os nomes das estruturas dentro dos retângulos.

3. Nos grupos de invertebrados estudados anteriormente, as características morfológicas sempre foram definidas a partir do estudo do animal adulto; entretanto, para os Chordata (protocordados e vertebrados), essa caracterização deve ser procurada na fase embrionária. Explique. 

Essa caracterização deve ser procurada na fase embrionária pois, com o desenvolvimento, alguns cordados perdem essas características que caracteriza um cordado, ou seja, o tubo nervoso oco dorsal, a notocorda, as fendas faringianas e a cauda pós-anal, já que elas se reduzem ou se transformam em outras estruturas/órgãos.


4. Os protocordados são os animais que mais se assemelham aos vertebrados do ponto de vista estrutural e do desenvolvimento. Com que argumentos você defenderia tal afirmativa? 

Defenderíamos essa afirmativa com o argumento de que os protocordados e os cordados são muito semelhantes nas fases embrionárias, ou seja, todos eles apresentam notocorda, tubo nervoso oco dorsal, fendas faringianas e cauda pós-anal. Além disso, ambos são triblásticos, deuterostômios, possuem simetria bilateral e são celomados.


5. A presença das fendas faríngeas é uma das características que aproxima os protocordados dos vertebrados. Discuta o papel funcional dessa estrutura para os protocordados do filo Urochordata. 

Os urocordados são animais filtradores e as fendas faríngeas são as responsáveis por filtrar o alimento, além de que é por meio delas que passa a água para que ocorram as trocas gasosas.


6. A notocorda é uma estrutura muito importante. Na sua opinião, qual a melhor definição para notocorda e qual a sua importância?

Para nós, a melhor definição de notocorda é: um bastão flexível, mas firme o possível para realizar a sustentação que é originada a partir do mesoderm e, além disso, é responsável por estimular a neurulação. É importante para sustentação, como já dito, mas também porque possibilita a formação do sistema nervoso central e periférico, já que estimula a neurulação.


REFERÊNCIAS:

-Amabis, José Mariano. Biologia/ José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho.- 4. ed.- São Paulo: Moderna, 2015.

192 visualizações

Comments


bottom of page